lara croft: tomb raider
julgar pelos filmes dos ltimos anos, a arqueologia uma mais excitantes profisses que podemos escolher. Nada de escovar cacos de cermica antiga, os pr-requisitos so o manuseio de armas e as habilidades atlticas. Que o digam Indiana Jones (Raiders of the Lost Ark, Indiana Jones and the Temple of Doom, Indiana Jones and the Last Crusade) ou Rick e Evelyn O'Connell (The Mummy, The Mummy Returns). E agora surge nas telas uma nova arqueloga aventureira, vinda dos videogames e com potencial para vrias seqncias cinematogrficas, a lady Lara Croft, estrela de Tomb Raider (Lara Croft: Tomb Raider, EUA, 2001), dirigido por Simon West (o mesmo de The General's Daughter e Con Air).
A arqueologia, porm, s pretexto para muitos tiros e correrias, saltos acrobticos e exploses. Explorando uma pseudo-histria repleta de magia, alguns trechos de Tomb Raider chegam a parecer criao da mente de Paulo Coelho. Todos os lugares esto sob os olhos vigilantes de sociedades secretas, objetos insuspeitos podem ter propriedades esotricas, poderes divinos esto ao alcance de qualquer vilo com ares de dubl de Julio Iglesias (Iain Glen, o Hamlet de Rosencrantz and Guildenstern Are Dead). No final, a moral da histria no mais inventiva que uma frase sada de um biscoitinho chins.
No fundo, tudo em Tomb Raider s cenrio para enquadrar a grande estrela, Lara Croft, que deixa de habitar um corpo digital e transmigra para os ossos e as carnes (e que carnes!) de Angelina Jolie, cujos lbios sensuais j enfeitaram filmes como The Bone Collector, Girl, Interrupted e Gone in Sixty Seconds. Seu pai, Jon Voight, tambm aparece em Tomb Raider, como lord Richard Croft, o pai de Lara.
Tudo comeou em 1996, com o jogo Tomb Raider, da Eidos, onde uma arqueloga chamada Lara Croft ia em busca da Atlntida perdida. Dona de uma figura invejvel, com pernas longas e seios que desafiavam a lei da gravidade, ela fugia do padro "jogos para rapazes precisam ter rapazes como protagonistas". Lara no s atraiu um novo pblico feminino que se identificava com o personagem mas tambm conquistou legies de fs masculinos que babavam com o mamalhal bamboleante da moa. Quem imaginaria que teramos um sex symbol virtual? Angelina Jolie tem basicamente os mesmos atributos fsicos da Lara dos games, inclusive a indefectivel camiseta azul que no fica transparente quando molhada nem permite que a herona sinta frio mesmo na neve e quando todos sua volta esto encapotados.
O grande problema de Tomb Raider a falta de originalidade. A mesma trama, com pequenas variaes, j foi vista incontveis vezes no cinema. No adianta uma produo bem cuidada ou efeitos especiais competentes, o gostinho de dej vu. Resta o deleite visual de ver uma Lara Croft fiel ao original dos games e extremamente apetitosa, mas um filme deveria ser bem mais que isso. Ou no?