burburinho

conversa com justin parsler

entrevista por Nemo Nox

Muitos jogos podem ser jogados distncia, atravs do correio. Imagine uma partida de xadrez entre dois amigos morando em cidades diferentes. Um deles anota num papel seu primeiro lance e envia por carta ao outro, que responde com seu prprio lance, e assim por diante. Em ingls, isto se chama PBM (Play By Mail = jogar pelo correio). Com o advento do email, as coisas tornaram-se mais rpidas e mais fceis. Jogadores de vrias partes do mundo podem participar de um mesmo jogo e trocar mensagens em poucos minutos. o PBEM (Play By EMail). O ingls Justin Parsler um veterano do gnero, e atualmente sua empresa Silver Dreamer Games oferece o jogo Aspects of Might, mistura de RPG com estratgia e diplomacia.

Burburinho - H quanto tempo voc jogador e mestre de jogos em PBEM?
Justin - O primeiro PBM que joguei foi World of Vengeance, por volta de 1982. Comecei um jogo meu, ainda amador, no ano seguinte. A partir de 1990 trabalhei em tempo integral para a KGC Games, no jogo Beyond the Stellar Empire. Depois disso montei a minha empresa, Silver Dreamer. Agora, depois de um par de anos trabalhando para a Madhouse, voltei a tocar a Silver Dreamer.

Burburinho - Por que voc acha que os jogos PBEM fazem tanto sucesso?
Justin - A internet facilita a comunicao e permite naturalmente vrios tipos de jogos. Voc pode enviar coisas escritas com facilidade para quase qualquer pessoa no mundo. incrvel e abre um enorme leque de possibilidades para um grande pblico. PBEM faz sucesso por causa de toda essa facilidade.

Burburinho - Por que voc resolveu criar Aspects of Might?
Justin - Muitas razes. Eu estava trabalhando para a Madhouse, principalmente com o jogo Dungeonworld, que timo e usa basicamente o mesmo programa de Aspects of Might, o excelente neXus. Eu queria usar o programa de formas diferentes, porque ele poderoso e flexvel. Dungeonworld um grande jogo mas no era completamente meu, e sou manaco por controle, ento resolvi fazer meu prprio jogo. Aspects of Might acabou sendo bem diferente de Dungeonworld.

Burburinho - Voc pode resumir a histria de Aspects of Might?
Justin - No quero contar tudo, porque a descoberta parte da graa para os jogadores. Muito resumidamente... H muito tempo, as pessoas abusaram do poder que lhes era dado pelos Aspectos (que so os arcanos maiores do tar, parte divindade, parte smbolo, parte ideal platnico). Em retaliao, os Aspectos retiraram suas benos, o que transformou as pessoas em pouco mais que animais, sem vontade ou razo. Uns poucos foram poupados, os Escolhidos. No incio do jogo, as coisas esto mudando, e alguns dos Escolhidos comearam a circular e despertar as pessoas, devolvendo-lhes o intelecto e a fora de vontade. So esses personagens que os jogadores controlam e com eles tentam reconstruir a civilizao.

Burburinho - Por que voc escolheu as cartas de tar como inspirao para Aspects of Might?
Justin - Sempre fui fascinado pela simbologia do tar. H uma riqueza de significado ali. E como quase todo mundo sabe ao menos um pouquinho sobre o tar, fica bem mais fcil aprender a jogar.

Burburinho - Voc tem muito controle sobre o desenrolar da histria ou so os jogadores que vo construindo o universo de Aspects of Might?
Justin - Tenho muito controle. Crio coisas novas para o jogo diariamente. Entretanto, o sistema que temos faz com que os jogadores tenham liberdade para usar os elementos como bem entenderem. E eles tambm podem criar seus prprios elementos. No total, um esforo em grupo: os jogadores tm um grande impacto nos acontecimentos, mas eu que decido os padres dentro dos quais eles se movimentam. Se eu no tivesse controle, no estaria fazendo meu trabalho direito.

Burburinho - Que software e que hardware voc usa para controlar Aspects of Might?
Justin - Como eu disse antes, o jogo usa o programa neXus, da Madhouse. Ele roda num iMac, que um timo computador de trabalho.

Burburinho - Qual o segredo para se divertir muito num PBEM?
Justin - Depende do PBeM, claro, ento no existem regras mgicas. Mas em geral, em qualquer jogo, voc recebe na mesma medida em que oferece. Quando mais voc investir no jogo, com novas idias e planos, mais vai se divertir. H sempre muito o que fazer, planejar seus movimentos, trocar informao com outros jogadores, criar objetivos, tentar realiz-los, no tem fim.


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