burburinho

mutao

cinema por Nemo Nox

Uma doena letal assola Manhattan, matando milhares de crianas. Para conter o apocalptico vrus, a nica forma encontrada combater o animal transmissor, a barata, atravs de um inseto predador criado pela engenharia gentica.

gerada a Raa Judas, projetada para exterminar todas as baratas e desaparecer a seguir graas sua prpria esterilidade. Com este sucesso da cincia sobre a natureza, inicia-se Mutao (Mimic, EUA, 1997), do diretor mexicano Guillermo Del Toro. Mas a natureza em breve ter sua revanche. Como dizia Ian Malcolm, o cientista vivido por Jeff Goldblum em Parque dos Dinossauros, a vida sempre encontra seu caminho. Em Mutao, assim como no filme de Spielberg, encontra mesmo. E os cientistas que criaram o monstro, Susan Tyler (interpretada por Mira Sorvino, a mesma de Poderosa Afrodite) e Peter Mann (Jeremy Northam, de Emma), acabaro por ter que o encarar.

O tema do cientista que brinca de deus e tem que enfrentar as conseqncias, sempre desastrosas, j um clssico. Ecos de Frankenstein sempre voltam s telas, de uma forma ou de outra. Nos anos cinqenta, os monstros eram fruto do uso irresponsvel da energia atmica, Godzila frente de uma longa lista de anormalidades ameaadoras. Hoje, a moda so os produtos da engenharia gentica, como no citado Parque dos Dinossauros e neste Mutao. No fundo, trata-se de conservadorismo cientfico jogando com o medo coletivo do desconhecido.

A premissa cientfica, porm, serve somente de preparao para a segunda parte de Mutao, que na verdade simplesmente mais uma histria de monstros no estilo quem-ser-o-prximo-a-morrer?. A vantagem aqui que Del Toro faz isto com estilo e muita ateno aos detalhes. E a maior parte dos detalhes do filme paira entre o nojento e o asqueroso. Somos brindados com gosmas de todos os tipos, insetos babes, casulos sebosos, estalactites fecais, de forma a somar medo e repulsa em doses iguais.

A inspirao bvia para os dois teros finais do filme o j clssico Alien, de Ridley Scott. Em vez dos corredores da nave espacial temos os tneis do metr de New York, em vez dos monstrengos aliengenas temos as baratas gigantes, mas a trama a mesma: seres humanos perseguidos por criaturas insetides em ambientes pouco iluminados. E Del Toro abusa da penumbra. Mesmo nas cenas passadas na superfcie, quase sempre noite, e at os dias parecem ser todos nublados. Chega ao extremo de mostrar uma cientista estudando um inseto num laboratrio iluminado exclusivamente por uma lmpada de mesa, todo o resto do ambiente no escuro. a explorao de medos primitivos dos quais todos ainda temos ao menos uma lembrana, o medo do escuro, o medo de insetos, o medo do desconhecido.

Voc colocaria a mo num buraco escuro e desconhecido, procura de um objeto perdido? Claro que no. Mas exatamente isto o que fazem dois personagens de Mutao. A cena incomoda, como incomodavam boas seqncias de suspense hitchcockiano. Ns sabemos que h algo l espreita, mas os personagens no sabem. Na verdade, durante a maior parte do filme, eles ignoram o que esto enfrentando, ou pelo menos a magnitude do perigo, o que d alguma credibilidade a certas atitudes imbecis necessrias em filmes do gnero, como investigar um determinado rudo em vez de sair dali o mais rapidamente possvel. Afinal, quem imaginaria baratas gigantes capazes de alar vo carregando um ser humano em suas patas?

O roteiro de Mutao passou por vrias mos, algumas delas com experincias interessantes a acrescentar. Contribuiu, por exemplo, John Sayles, responsvel pelas histrias de Piranha e Alligator, o Jacar Gigante, filmes onde o modelo animais-perigosos-versus-humanos-indefesos j aparecia. Tambm Steven Soderbergh, diretor de sexo, mentiras e videotape, deu a sua ajuda. No esqueamos que ele autor de um filme sobre Kafka, o clebre criador de Gregor Samsa, personagem que se transformava em barata em A Metamorfose.

Dois nomes oscarizados enfeitam o elenco: Mira Sorvino, que interpreta a protagonista Susan Tyler, recebeu a sua estatueta de atriz coadjuvante em 1995 por Poderosa Afrodite, e F. Murray Abraham, que aparece como doutor Gates, seu mentor, foi premiado como melhor ator em 1984 por seu trabalho em Amadeus. Os outros atores, apesar de no terem o cobiado prmio hollywoodiano, no fazem feio. Jeremy Northam, de Emma e A Rede, Peter Mann, o cientista companheiro de Susan. Charles Dutton, de Tempo Esgotado e Alien 3 (ele parece gostar deste tipo de filme), faz um policial do metr de New York, responsvel pelos pouqussimos momentos de humor (negro, claro) da histria. O veterano Giancarlo Giannini, de filmes como O Inocente, de Visconti, e Lili Marleen, de Fassbinder, aparece como um engraxate, av do menininho autista Chuy (interpretado por Alexander Goodwin).

Chuy o responsvel por alguns dos melhores momentos de suspense do filme. Tradicionalmente, Hollywood gosta de poupar as criancinhas nas matanas organizadas por manacos assassinos ou monstros furiosos. Em Mutao, desde o incio, no temos tanta certeza se a regra ser seguida. Depois das milhares de crianas mortas pela epidemia do prlogo, e do destino dado a uma dupla de meninos caadores de insetos, ficamos sempre na dvida sobre a sorte de Chuy. o ser humano, em seu estado mais inocente, contra a natureza, em seu estado mais aterrador. E a natureza, como sabemos, sempre encontra seu caminho.


pensamentos despenteados para dias de vendaval
Copyright © 2001-2005 Nemo Nox. Todos os direitos reservados.