burburinho

leonard cohen

msica por Fernanda Guimares Rosa

Leonard Cohen conta que recebeu suas primeiras lies de violo de um imigrante espanhol, na Montreal dos anos quarenta. Seu professor era um homem solitrio, que seduzia as mulheres com sua msica triste. Em apenas quatro lies, o espanhol desconhecido ensinou-lhe o segredo do encantamento atravs das cordas do instrumento e, suicidando-se algumas semanas depois, apresentou o seu pupilo a um mundo de obscuridade e decadncia. Mais tarde, estudando na Universidade McGill durante dcada de cinqenta, Cohen apaixonou-se pelos escritos do poeta catalo Frederico Garcia Lorca, que seria a sua segunda influncia vinda da terra espanhola. Dessas experincias derivou-se o aspecto melanclico que iria permear toda a sua obra, como poeta, msico e pop icon.

"Give me back my broken night / My secret room, my secret life / It's lonely here I've seen the future, brother: / It is murder." (The Future - 1992)

Escrever poemas e novelas que no vendiam levou Leonard Cohen a finalmente optar pela carreira de compositor. Sua primeira cano Suzanne, foi gravada pela cantora folk canadense Judy Collins em 1966. Depois disso seu nome tornou-se conhecido, abrindo caminho para o lanamento de seu primeiro lbum, Songs of Leonard Cohen, dois anos depois. O sucesso veio depressa, levando as msicas soturnas e tristes do poeta Cohen para outros continentes e transformando sua figura num mito. Se auto nominando um trovador, este multifacetado artista realmente um contador de histrias. Para cada msica ele tem uma explicao. Cada poema tem uma histria real relacionada. Suzanne - a msica que lanou Leonard Cohen no mercado musical e se tornou um clssico, conta uma histria que realmente aconteceu, com uma real e carismtica Suzanne, cujo corpo foi acariciado por Cohen de uma maneira no muito comum : "Eu toquei seu corpo perfeito com minha mente, pois no havia outra maneira... porque ela era casada e adorava o marido", ele relata.

"Suzanne takes you down / To her place near the river / And she feeds you tea and oranges / And you Know that she will trust you / For you've touched her perfect body with your mind." (Suzanne - 1966)

Em outra histria Cohen conta sem amargura que, mesmo sendo amigo de Allen Ginsberg, os poetas da beat generation no o chamaram para fazer parte do grupo. Ele argumenta que talvez isso tenha acontecido pelo fato de ser um adepto dos ternos clssicos e bem cortados, em contraste com os jeans e t-shirts esgarados que eram o uniforme do lder do movimento beat, Jack Kerouac. Cohen explica que suas preferncias vesturias esto diretamente relacionadas com o status social da sua famlia: "Eu tive acesso a boas roupas e boa educao, e isso faz parte da minha personalidade. Eu no seria a mesma pessoa vestindo outra coisa que no fosse um elegante terno e portanto no posso negar quem eu sou e de onde eu vim usando uma cala jeans."

"Like a bird on the wire / I have tried my way to be free / Like a knight from some old-fashioned book / I have saved all my ribbons for thee." (Bird On The Wire - 1968)

Aclamado como um profeta revolucionrio e filsofo visionrio, Cohen passou anos em peregrinao, morando basicamente em hotis e apartamentos baratos. Estes ambientes e seus moradores serviram de inspirao para muitas de suas msicas. A foto da capa do lbum The Best of Leonard Cohen foi tirada enquanto ele se olhava no espelho de um hotel em Milo. Ela mostra um jovem Leonard Cohen de terno preto, refletido num espelho com moldura de plstico e tendo ao fundo uma cortina horrorosa. Num cenrio como este estava Janis Joplin, retratada em Chelsea Hotel (aquele hotel decadente do filme 9 1/2 Semanas de Amor) como uma star ninfomanaca desprovida de beleza. Anos depois Cohen admite ter se arrependido da maneira pela qual ele a descreveu na msica. Mas agora, quem se importa?

"I remember you well in the Chelsea Hotel / You were famous your heart was a legend / You told me again you preferred handsome men / But for me you would make an exception" (Chelsea Hotel n. 2 - 1974)

Durante os anos setenta Cohen mudou-se para a ilha de Hidra, na Grcia, onde passou sete anos escrevendo poemas e compondo msica. Foi a poca em que ficou distanciado do spotlight. Embora estivesse consagrado no mercado de msica europeu, o ostracismo veio para seus trabalhos na Amrica do Norte. S quando revivals comearam a ser organizados dentro do movimento ps-punk, na Inglaterra no comeo dos anos oitenta, que Cohen iria voltar para o centro do mercado musical americano. Morrisey, Echo and The Bunnymen, Nick Cave e Jesus and Mary Chain foram os responsveis pelos primeiros covers das suas msicas. A cover-mania solidificou-se realmente em 1988, quando I'm Your Fan - um lbum-homenagem com verses de R.E.M., Pixies, John Cale e Nick Cave, entre outros, para antigos sucessos de Cohen, foi gravado nos EUA e teve um sucesso massivo. Outro lbum, o Tower of Songs foi mais um trabalho de homenagem que artistas como Peter Gabriel, Bono, Sting e Suzanne Vega prestaram ao seu dolo.

"There is a crack in everything / That's how the light gets in." (Anthem - 1992)

Vivendo hoje numa cabana simples nos bosques do sul da Califrnia e seguindo preceitos budistas nos seus afazeres dirios, Leonard Cohen est novamente no centro do mundo e no topo da moda como artista polivalente. Seu lbum The Future lanado em 1992 foi um estouro de vendas e colocou-o em todos os canais da mdia. Sua voz profunda e sexy ressoava novamente pelas emissoras de radio e canais de TV no Canad e EUA. Posteriormente um novo livro foi publicado em 1994 - uma antologia dos trinta anos de sua carreira, e colocou seu rosto tranqilo de homem maduro estampado pelas livrarias, jornais e revistas de todo o pas, que no parece rumar para uma Cohen-overdose, muito ao contrrio. Seu disco mais recente Dear Heather, de 2004. Aos setenta anos, Leonard Cohen est em sua melhor forma. Com cabelos grisalhos e voz gutural, ele sussurra nos seus ouvidos: "Nothing left to do... I haven't been this happy since the end of World War II..."


pensamentos despenteados para dias de vendaval
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